
Vamos aos ingredientes:
Massa:
- 150g de massa da sua preferência. Nesta receita usei massa fresca de Tagliarini, meu preferido.
- 600ml de água fervente.
- 3 tomates italianos (procure por tomate para molho).
- 1 dente de alho.
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.
- Salsinha, Cebolinha, Pimenta do Reino e sal a gosto.
- 1 fatia de 200g de contra-filé magro (retire boa parte da gordura).
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem ou manteiga.
- Sal e Pimenta do Reino a gosto.
MÃO NA MASSA
Aqueça a água. Coloque a massa na água fervente e retire assim que ficar al dente. Não coloque óleo na água para cozinhar o macarrão, isso faz com que o molho não se misture e agarre na massa.
Corte e tire a semente do tomate e pique em cubinhos (concassé). Corte também a salsinha e a cebolinha em pedaços pequenos.

Numa frigideira grande aqueça o azeite para o preparo do molho. Corte o dente de alho sem separar as fatias e coloque no azeite já quente para aromatizar o molho.

Em outra frigideira para o preparo do filé, aqueça o azeite ou a manteiga em fogo alto.

Salgue e tempere a carne ao seu gosto e coloque-a na frigideira. Assim como comentei no post anterior, não fique virando a carne.

Deixe dourar bem de um lado para depois virá-la uma única vez. Para saber o ponto certo da carne siga essa dica, sempre usando fogo alto:
- Mal passado: assim que um lado estiver levemente dourado, vire. Retire do fogo quando o outro lado estiver igualmente dourado.
- Ao ponto: deixe dourar ao seu gosto, vire. Quando começar a cozinhar, a carne vai liberar seu suco e você vai ver na parte de cima da carne, tire a carne do fogo e espere uns 2 minutos para ela re-absorver o suco.
- Bem passado: logo que a carne atirgir o dourado desejado num lado, vire. mantenha no fogo enquanto a carne solta o suco. Quando o suco começar a secar, tire do fogo e aguarde um ou dois minutos até que ela re-absorva o líquido. Não deixe secar compeltamente, isso vai deixar a carne dura e com sabor amargo.

Mexa bem para que o azeite sele o tomate por igual criando uma leve crocância e macies. O interessante desse processo é que durante o tempo que o tomate é selado ele solta um pouco do seu suco, isso dá espessura e um sabor maravilhoso ao molho.

Retire o dente de alho (se você gosta de alho, deixe ele no molho) e acrescente a massa.

Misture bem para que o molho se espalhe por igual.

O molho está no ponto certo quando ele agarrar na massa, se ele estiver se soltando, deixe uns minutinhos a mais no fogo, sempre mexendo. Isso vai fazer com que o amido da massa se desprenda um pouco mais e ajude a firmar o molho.

Agora é só saborear essa delícia tradicionalíssima da cozinha italiana.

Mangia che te fa benne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário