sábado, 13 de novembro de 2010

Pasta al Sugo Crudo + Bife de Chorizo

Oi pessoal, estou de volta para mais uma receita, como prometido hoje mais cedo pelo twitter (aliás, sigam-me no twitter @emburaman).

crudo_0012A receita de hoje, apesar do nome complicado, é muito simples e rápida de preparar. Com certeza essa receita remonta aos tempos antigos quando os molhos eram feitos 100% manualmente, e vamos saborear o verdadeiro molho sugo à italiana.

Vamos aos ingredientes:

Massa:
  • 150g de massa da sua preferência. Nesta receita usei massa fresca de Tagliarini, meu preferido.
  • 600ml de água fervente.
  • 3 tomates italianos (procure por tomate para molho).
  • 1 dente de alho.
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.
  • Salsinha, Cebolinha, Pimenta do Reino e sal a gosto.
Filé:
  • 1 fatia de 200g de contra-filé magro (retire boa parte da gordura).
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem ou manteiga.
  • Sal e Pimenta do Reino a gosto.

MÃO NA MASSA

Aqueça a água. Coloque a massa na água fervente e retire assim que ficar al dente. Não coloque óleo na água para cozinhar o macarrão, isso faz com que o molho não se misture e agarre na massa.

crudo_0001

Corte e tire a semente do tomate e pique em cubinhos (concassé). Corte também a salsinha e a cebolinha em pedaços pequenos.

crudo_0003

Numa frigideira grande aqueça o azeite para o preparo do molho. Corte o dente de alho sem separar as fatias e coloque no azeite já quente para aromatizar o molho.

crudo_0005

Em outra frigideira para o preparo do filé, aqueça o azeite ou a manteiga em fogo alto.

crudo_0004

Salgue e tempere a carne ao seu gosto e coloque-a na frigideira. Assim como comentei no post anterior, não fique virando a carne.

crudo_0008

Deixe dourar bem de um lado para depois virá-la uma única vez. Para saber o ponto certo da carne siga essa dica, sempre usando fogo alto:
  • Mal passado: assim que um lado estiver levemente dourado, vire. Retire do fogo quando o outro lado estiver igualmente dourado.
  • Ao ponto: deixe dourar ao seu gosto, vire. Quando começar a cozinhar, a carne vai liberar seu suco e você vai ver na parte de cima da carne, tire a carne do fogo e espere uns 2 minutos para ela re-absorver o suco.
  • Bem passado: logo que a carne atirgir o dourado desejado num lado, vire. mantenha no fogo enquanto a carne solta o suco. Quando o suco começar a secar, tire do fogo e aguarde um ou dois minutos até que ela re-absorva o líquido. Não deixe secar compeltamente, isso vai deixar a carne dura e com sabor amargo.
De volta à frigideira do molho, assim que o alho começar a dourar coloque o tomate na frigideira.

crudo_0006

Mexa bem para que o azeite sele o tomate por igual criando uma leve crocância e macies. O interessante desse processo é que durante o tempo que o tomate é selado ele solta um pouco do seu suco, isso dá espessura e um sabor maravilhoso ao molho.

crudo_0007

Retire o dente de alho (se você gosta de alho, deixe ele no molho) e acrescente a massa.

crudo_0009

Misture bem para que o molho se espalhe por igual.

crudo_0010

O molho está no ponto certo quando ele agarrar na massa, se ele estiver se soltando, deixe uns minutinhos a mais no fogo, sempre mexendo. Isso vai fazer com que o amido da massa se desprenda um pouco mais e ajude a firmar o molho.

crudo_0011

Agora é só saborear essa delícia tradicionalíssima da cozinha italiana.

crudo_0012

Mangia che te fa benne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário