sábado, 13 de novembro de 2010

Salmão com Tagliarini de Legumes

Cozinha_0012Pra inaugurar este blog eu resolvi fazer uma receita que eu aprendi esses dias. Acho que mais interessante que fazer alguma coisa comum é fazer um prato especial para começar essa empreitada.
Esta receita é um prato de verão que tem uma grande possibilidade de adaptação.

Então vamos lá.

Uma porção para uma pessoa, 350g de filé de salmão com couro, e diversos legumes, quanto mais colorido melhor (nesta receita utilizei cenoura, mandioquinha, abobrinha e pimentão verde), além de tomate, cebola, alho e cheiro verde.

Cozinha_0001

Coloque aproximadamente 500ml de água para ferver numa caçarola. Lave e corte os legumes com casca em tiras longas, e reserve. Corte o tomate em cubinhos, retirando a semente.

Cozinha_0002

Descasque uma cebola roxa e corte em cruz para formar uma flor, sem separar as partes. Coloque numa tijela 2 colheres de sopa de manteiga, cheiro verde picado, 2 pitadas de sal e uma de pimenta do reino.

Misture até formar um creme espesso.

Cozinha_0008

Quando a água ferver, coloque os legumes e a cebola na fervura e deixe por aproximadamente 10 minutos até que fique aldente.

Cozinha_0005

Tire qualquer espinho do salmão, passe a polpa do dedo sobre a carne do peixe para sentir se ainda restam espinhos. Pique o tomate, sem semente, em cubinhos e reserve.

Cozinha_0003

Espalhe um pouco de sal grosso sobre uma tábua ou qualquer outra supefície limpa e fria. Coloque o filé com a parte do couro em contato com o sal. Polvilhe duas pitadas de sal e uma pitada de pimenta do reino sobre o peixe.

Cozinha_0004

Numa frigideira, aqueça azeite em fogo alto. Coloque salsa e alho para aromatizar.

Cozinha_0006

Quando a salsa e o alho começar a desprender o sabor, coloque o salmão para fritar. mantenha o fogo alto.

Cozinha_0007

Quando um lado estiver bem crocante vire o filé.

Muito importante: não fique virando o filé o tempo todo; isso vai secar a carne antes dela cozinhar por completo, além de deixar a carne dura e com sabor amargo. Isso vale para qualquer tipo de carne que você estiver preparando.

Depois que formar uma crostra crocante no peixe, coloque-o numa travessa de barro ou outro refratário juntamente com a cebola. Coloque o creme formado pela manteira no miolo da cebola e polvilhe o cheiro verde picado sobre o peixe. Leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 5 minutos. Quanto mais tempo ficar no forno mais cozido vai ficar, mas a carne também ficará mais seca.

Cozinha_0009

Na mesma frigideira coloque o tomate e cheiro verde picados e refogue até que ele comece a desmanchar. Acrecente um pouco mais de azeite se achar necessário.

Cozinha_0010

Acrescente os legumes cozidos na frigideira e misture bem para que o molho pegue bem e deixe os legumes levemente crocantes.

Cozinha_0011

Monte tudo num prato e saboreie este prato delecioso que vai muito bem com uma taça de vinho do Porto.

Cozinha_0012

Um comentário: