terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pavê de Pêssego com Torrada

Pavê_0010Resolvi me arriscar esses dias. Nunca fiz um doce mais elaborado que arroz doce. Dei uma volta pela internet e caí na página de receitas da Nestlè; lá vi uma receita de pavê que parecia muito simples de fazer e decidi correr o risco, inclusive dando uma pequena alterada, trocando a tradicional bolacha champagne por torradas.
Usei:
  • 1 pacote de torradas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 lata de pêssegos em calda
  • 2 xícaras de leite integral
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 6 colheres de açúcar
  • 3 ovos tipo grande (separe as gemas da clara)

Pavê_0001

Preparo do creme

Numa panela em fogo médio, misture o leite condensado, 1 xícara de leite (pra facilitar, aproveite a mesma medida da lata para o leite) e as gemas. (Assista este vídeo caso você não tenha muita habilidade em separar a gema da clara.)

Acrescente o amido de milho.

Pavê_0002

Mexa bem até que a mistura fique homogênea e adquira uma textura de mingau. Reserve.

Pavê_0004

Preparo da cobertura

Numa tigela bata as claras em neve, acrescente aos poucos o açúcar e o creme de leite até formar um creme semelhante a um mousse. Reserve.

Pavê_0003

[Nota sobre a cobertura] Repeti essa receita usando creme de leite de caixinha, e na minha opinião ficou melhor que o tradicional em lata.

Montagem

Num prato de sopa ou outro recipiente semelhante coloque um tanto de leite e mergulhe as torradas. Não deixe muito tempo no leite ´pra torrada não desmanchar na hora de montar o prato.

Pavê_0005

Coloque as fatias de torrada embebidas de leite no fundo de um refratário de vidro - pode ser qualquer outra travessa, mas eu prefiro de vidro.

Pavê_0006

Pique o pêssego e cubra as torradas.

Pavê_0007

Cubra com o creme e repita enquanto desejar.

Pavê_0008

Finalmente espalhe a cobertura até que cubra igualmente toda a travessa.

Pavê_0009

Deixe na geladeira ou congelador (caso esteja com pressa) por alguns minutos para que a cobertura fique firme.

Espalhe cubinhos de pêssego sobre a cobertura e decore com canela em pó. Deixe na geladeira por pelo menos 4 horas pra ficar bem gelado.

Pavê_0010

Estou pretendendo fazer esse pavê agora com frutas vermelhas... será que fica bom?

[Resposta - 01/01/2011] Fica bom demais!! De sobremesa desse reveillon repeti essa receita usando framboesa e amora em calda de morango e ficou muito bom. Na minha opinião, muito melhor que pêssego. E a família aprovou!! Hehehe.

Uma dica é você comprar frutas inteiras congeladas (eu comprei na loja Demarchi do Ceasa de Campinas). Deixe descongelar numa peneira. Depois de descongelado, use as frutas inteiras para decorar e as demais, faça uma calda de açúcar aproveitando o suco da fruta congelada.

[Nota - 24/12/2012] Fiz novamente para este natal usando amoras congeladas. Para preparar usado esse tipo de fruta, depois de descongelar, separe as melhores (metade do pacote mais ou menos) e o restante coloque no liquidificador junto com o suco que ficou do descongelamento e bata rapidamente apenas para quebrar as frutas em pedaços pequenos.

Coloque numa panela grande, acrescente 1 copo de água filtrada e 5 a 6 colheres das de sopa de açúcar e deixe cozinhando até engrossar a ponto de geleia. Coloque entre as camadas do pavê substituindo o pêssego. Use as frutas que separou para decorar.



Agora é a sua vez. Depois comenta aqui dizendo o que você achou!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário