segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dicas de Utensílios - Faca e Tábua de Preparo

Pessoal, resolvi falar um pouco dos utensílios que eu uso. Eu já li bastante coisa a respeito e confesso que muitos artigos mais me deixaram confuso do que me ajudaram em alguma coisa, portanto, não confie em tudo o que dizem por aí (e por que não dizer, por aqui também, hehe).

Facas

Bom, a primeira coisa que eu gostaria de falar, é sobre uma das coisas que eu mais uso: facas.

Há alguns anos atrás meus pais me deram de presente um kit de facas com vários tipos, mas preciso confessar: 99% das vezes só usei uma delas, que é conhecida como faca de chefe. Devo concordar que muitos tipos de facas são boas para determinadas tarefas, mas sinceramente não dá tempo e não lembro de usar todas elas, não tenho um cinto de utilidades como o do Batman... =)

A coisa mais difícil no tocante ao uso de uma boa faca é manter o fio. Pra amolar, use a chaira ou uma pedra própria para isso, e para essa segunda opção, sempre molhe a pedra antes de afiar sua faca. A faca ideal para cada cozinheiro deve ser o equilíbrio entre conforto e peso. Sim, a faca deve ser suficientemente pesada e estar adequadamente afiada para que você não precise fazer força. Por exemplo, deslizado a lâmina sobre um tomate, simplesmente seu peso deve ser suficiente para cortá-lo ao meio.

Atualização (Jan/2015):

Recentemente eu ganhei de Natal um novo kit, que me deixou muito feliz :) E que criança não fica feliz quando ganha alguma coisa legal nessa época do ano?

Aposentei o kit que eu ganhei dos meus pais, e estou feliz com meu trio WMF! É uma faca de Chefe, uma de fatiar e uma de descascar. São mais pesadas que as que eu tinha e tem um corte melhor com uma lâmina mais grossa e mais firme.

Tábua de corte

Outro assunto que acho importante pra qualquer cozinheiro, do iniciante ao profissional, são as tábuas de preparo. Existem incontáveis modelos, marcas e materiais, mas eu prefiro e recomendo as de nylon. A minha tábua tem aproximadamente 50cm de lado e uns 8mm de espessura, praticamente encaixa na pia. Evite aquelas tábuas pequenas e finas, já tive uma dessas e não dá certo. Outra opção é a tábua feita de bambu; mas é muito mais cara e difícil de encontrar em tamanhos maiores. Evite as tradicionais de madeira por ser a preferida por fungos de bactérias; a menos que você se habilite a sempre lavá-la com vinagre.

As tábuas de nylon são mais fáceis de limpar e faz um contraste muito bom com qualquer tipo de alimento. E tenha uma do maior tamanho que você puder e couber na sua cozinha; quanto maior a sua área de trabalho melhor e mais confortável vai ser sua vida na cozinha. Seja qual for a sua, SEMPRE lave-a imediatamente após o uso; isso vai garantir uma comida livre de qualquer tipo de fungo ou bactéria (às vezes eu esqueço e tomo bronca aqui em casa, hehehe).

Atualização (Jan/2015):

Evite deixar sua tábua de nylon muito tempo em pé na mesma posição, ou perto de fontes de calor... Ela vai entortar e não tem o que fazer pra ela voltar... A minha eu tive que descartar.

Conclusão (atualizado em Maio/2017)

Se você está pensando em começar sua aventura na cozinha, e quer uma dica de por onde começar a investir algum dinheiro, eis a minha lista [mínima] de prioridades básicas:


  1. Uma faca de chefe de boa qualidade
    Uma boa faca não vai lhe custar menos de R$200,00. Você ainda pode encontrar boas opções abaixo desse valor, mas provavelmente você terá mais trabalho pra manter o fio ou terá um instrumento menos balanceado (relação de peso/espessura);
  2. Uma tábua de corte de nylon ou bamboo espessa e grande;
  3. Assim que possível invista em um conjunto de panelas antiaderente ou de aço inox, prefira as de inox sempre que possível.


Em breve eu comento sobre panelas e outros utensílios.

Espero ter ajudado.

Abraço e boas aventuras!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário