sábado, 9 de julho de 2011

American Traditional Burger on the Barbie

[American Burger] Burger MountFala pessoal, demorei mas voltei!!

Dessa vez eu preparei um jantar um tanto diferente pra mim e minha esposa. E não foi nada super saldável ou elaborado. Cheguei em casa do trabalho numa sexta-feira gelada de inverno e decidi fazer um hamburger tradicional americano.

Para essa aventura eu precisei de:
  • 500g de acém
  • 1 ovo grande
  • 150g de queijo prato em fatias grossas
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 100g de farinha de rosca
  • 2 tomates
  • 1 pé de alface
  • Sal, pimenta do reino, cominho e semente de coentro
  • Molho Barbecue
  • Ketchup e mostarda
  • Azeite de oliva
  • Creme de leite
[American Burger] Main Ingredients

Vamos ao que interessa, como fazer o hamburger (na minha opinião) perfeito.

Preparo da carne


Sugiro fortemente que você compre a carne e moa em casa; por que? Simples, nunca se sabe o que vem na carne moída pronta; pode ter vários tipos de carnes diferentes inclusive de porco e frango, sem falar que essa mistura pode conter carne que já está pra vencer. Portando, compre a peça e use seu processador para moer a carne. Outra vantagem que é você pode controlar o tamanho dos pedaços quando faz isso você mesmo.

Primeiro vamos deixar o tempero da carne preparado. Numa tijela ou moedor de tempeiro coloque 1 colher de chá de semente de coentro, ½ colher de sobremesa de cominho, 4 pitadas de sal e 2 pitadas de pimenta do reino. Soque bem para processar e misturar todos os aromas. Peneire para retirar a casca e os pedaços maiores (você pode misturar sem peneirar se preferir).
[American Burger] Meat Seasoning
Você pode alterar a quantidade desses ingrediantes para adequar ao seu gosto.

Coloque o o azeite numa frigideira em fogo baixo e coloque meia cebola picada, deixe fritar devagar até que a cebola amoleça.
[American Burger] Onion Prep

Enquanto isso, retire o excesso da gordura da carne e corte em cubos para facilitar a vida do processador (eu realmente recomendo você ter um processador, e faça um favor pra você mesmo: não compre aqueles mini-processadores baratos; compre um médio de qualidade pois ele será seu parceiro fiel em muitas receitas).
Não se esqueça da cebola!
[American Burger] Chuck Beef Prep

Coloque metade da carne e processe; coloque o restante e termine de processar. Isso vai fazer com que seu hamburger tenha pedacinhos disformes de carne. Pra ficar um pouco mais chique... fancy huh?
[American Burger] Chuck Beef Prep

Numa tábua de nylon coloque a carne moída e acrescente a cedola refogada. Misture.
[American Burger] Chuck Beef Mix

Agra um espaço no meio e coloque 1 colher de sopa de mostarda (a melhor opção é a dijon, mas serve outra mostarda de boa qualidade), 1 ovo, o tempero e um pouco do queijo ralado. Misture bem. Acrescente o restante do queijo e a farinha de rosca aos poucos e vá misturando até que a carne fique menos pegajosa e consida formar bolinhos sem que se desmanche com facilidade.
[American Burger] Chuck Beef Mix [American Burger] Chuck Beef Mix [American Burger] Chuck Beef Mix [American Burger] Chuck Beef Mix

Coloque papel manteiga numa travessa e espalhe um pouco de farinha de rosca. Faça os hamburgeres com aproximadamente 2cm de altura e uns 9cm de diâmetro. O ideal é que o hamburger tenha o mesmo diâmetro do pão que você vai usar para servir. Coloque-os sobre o papel manteiga e polvilhe farinha de rosca por cima.
[American Burger] Burger Prep [American Burger] Burger Prep
Cubra e deixe por mais ou menos 1 hora na geladeira. Enquanto isso vamos preparar a salada.

Salada complicada de fazer

Para preparar essa salada é boem "complicado": corte a alface aleatoriamente em fatias médias, e pique o tomate sem semente também em cubos de tamanhos aleatórios.
[American Burger] Salad Ingredients

O molho é igualmente complicado. Coloque 2 colheres de sopa de azeite para 1 colher de suco de limão ou vinagre de vinho branc, ½ colher de sopa de mostarda, Sal e pimenta a gosto. Misture bem, depois acrescente 1 ou 2 colheres de sopa de iogurte (usei creme de leite porque não tinha iogurte), e bata bem para ficar um molho bem aerado.
[American Burger] Salad Seasoning

De volta para a carne

Hora de fritar o hamburger!

Aqueça o azeite numa frigideira sempre em fogo alto. Em seguida coloque o hamburger e deixe selar bem. Fazer isso à moda antiga nos dá a rara chance de escolher o ponto da carne.
[American Burger] Burger Cook

Quando um lado estiver bem crocante, vire e deixe que o outro lado fique igual. se você preferir que fique bem passado, diminua um pouco o fogo e tampe a frigideira por um tempo. Vá testando a carne pressionando no meio, quanto mais firme mais passada estará. Eu prefiro ao ponto.
[American Burger] Burger Sealed

Assim que virar a carne acrescente o queijo para derreter. A vantagem de usar queijo prato é que ele amolece mas não escorre tanto quanto a mussarela. Cubra a frigideira pra ajudar o queijo a derreter.
[American Burger] Burger Cook Cheese [American Burger] Burger Cook Cheese [American Burger] Burger Cook Cheese

Pra comer tem que se divertir e saborear

A parte mais divertida e mais esperada: montar e saborear!

Dê uma leve tostada na parte de dentro do pão. Coloque uma colher de sopa de molho barbecue bem no meio e coloque o hamburguer com queijo em cima, o peso da carne vai espalhar o molho.
[American Burger] Bread & Barbie Sauce

Coloque um pouco de ketchup sobre o queijo e acrescente a salada sem tempero (você pode misturar a salada com um pouco de azeite e sal previamente). Agora coloque o molho da salada e cubra com o pão.
[American Burger] Burger Mount

Let's rock baby!!!
[American Burger] Burger Mount


Nota sobre o molho Barbecue

Já tentei fazer esse molho algumas vezes e nunca ficou igual ao dos restaurantes (Applebee's, Outback, etc). Aí dei uma volta no supermercado e achei esse Honey Mustard BBQ da Hunt's. Absurdamente bom!!!

Um comentário: