A idéia é chegar o mais perto possível do sabor, textura e consistência da costelinha suína servida no Outback. Pois bem gente, acho que eu consegui chegar bem perto!
Então vamos lá.

- sal
- pimenta do reino
- cominho em pó
- páprica doce - pra dar o sabor defumado da carne
- vinagre de arroz
- molho barbecue pronto Hunts (Hickory BBQ sauce)
- 1,5Kg de costelinha suína fresca
Nota sobre o molho
Já testei com algumas outras marcas de molhos barbecue prontos, mas esse da Hunts é o que mais chegou perto do sabor que eu queria. Você pode tentar o mesmo procedimento que eu apresentar aqui com o molho de sua preferência para conseguir o sabor que desejar, mas adianto que, nas minhas tentativas, nenhum molho encontrado nos supermercados tradicionais/atuais aqui na região de Campinas em São Paulo consegui o mesmo resultado.
O Hunts eu encontro normalmente no Pão de Açúcar.
Sobre a Carne
Procure comprar carne fresca (isso vale para qualquer tipo de carne). Na hora de comprar, preste atenção ao odor da carne; se você cheirar a peça de perto e o odor for forte o suficiente pra dar aquela coceirinha no nariz, desconfie: a carne já não está tão fresca. Prefira não congelar antes do preparo para que os sabores sejam mais marcantes; carne fresca é sempre mais saborosa - eu já comentei que o que eu menciono neste parágrafo vale pra qualquer tipo de carne (frango, boi, porco, peixe...)?
As peças de costela suína são comumente vendidas em pedaços de aproximadamente 1,5Kg a 2,0Kg. Isso serve tranquilamente 3 a 4 pessoas, quando acompanhado de batata recheada ou espiga de milho cozido.
Escolha uma peça com pouca gordura. Gordura demais vai deixar o prato muito úmido, gordura de menos vai ficar seco demais. O ideal é ter aproximadamente de 15% a 20% de gordura, 15% a 20% de osso e 60% a 70% de carne. Se a peça que você encontrar tiver muita gordura, remova o excesso, se for muito magra, acrescente duas a três colheres de azeite na preparação antes de aplicar o sal.
Passo 1: Coloque a carne para marinar no vinagre de arroz.
Numa travessa grande, coloque a costelinha com a parte dos ossos virada para cima. Despeje uma quantidade generosa de vinagre (1 xícara de vinagre para cada 1,5Kg de costelinha) e deixe descansando por pelo menos 15 minutos.
Massagear a carne neste momento ajuda o processo.
Passo 2: Temperando
Abra uma folha grande de papel alumínio sobre a mesa com a parte mais brilhante para cima. Coloque a costelinha com os ossos virados para baixo bem no centro do papel alumínio.
Polvilhe sal, e pimenta do reino sobre a carne. Aproximadamente 4 pitadas de cada. Polvilhe cominho em pó em seguida, mesma quantidade.
Agora polvilhe uma camada generosa de páprica doce, o suficiente para criar uma camada uniforme quase cobrindo completamente a carne. Aqui está o segredo para aquele sabor defumado característico.
Despeje uma quantia generosa de molho barbecue pronto sobre a peça, e espalhe com o verso de uma colher. Não economize no molho, você não vai se arrepender!
Vire a carne mantendo-a no centro do papel alumínio e repita o procedimento.
Embrulhe a carne no papel alumínio, dobrando primeiro a parte das extremidades longas da carne. depois dobre a parte longitudinal e coloque numa assadeira com a parte dobrada do papel alumínio para baixo e conserve em geladeira (não congele para garantir mais sabor, acho que já falei sobre isso... hehehe) por pelo menos 12 horas, mas não deixe por mais de 48 horas.
Passo 3: Assando a carne
Preaqueça o forno a 180ºC por 10 minutos.
Coloque a assadeira com a carne no forno por 1:30 (uma hora e meia). Retire do forno e desembrulhe apenas o suficiente para expor a carne e deixe descansar por 30 minutos.
Coloque novamente no forno preaquecido a 180ºC por mais 30 a 40 minutos. O tempo deve ser o suficiente para secar um pouco a carne e tostar por fora. a dica é olhar o suco da carne que ficou ao redor da carne que saiu durante a primeira etapa. Assim que esse líquido secar, retire do forno, passe uma cabada fina de molho barbecue pronto e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.
Se tudo correu bem, você deve saborear uma Ribs muito parecida com a servida no Outback.
------
Testou essa receita?
Deixe seu comentário!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário