domingo, 20 de abril de 2014

Ribs on the Barbie

Faz muito tempo desde a última receita, daí resolvi voltar com uma que venho testando, treinando e aperfeiçoando há um bocado de tempo, Ribs on the Barbie.

A idéia é chegar o mais perto possível do sabor, textura e consistência da costelinha suína servida no Outback. Pois bem gente, acho que eu consegui chegar bem perto!



Então vamos lá.

Pra essa receita você vai precisar de:

  • sal
  • pimenta do reino
  • cominho em pó
  • páprica doce - pra dar o sabor defumado da carne
  • vinagre de arroz
  • molho barbecue pronto Hunts (Hickory BBQ sauce)
  • 1,5Kg de costelinha suína fresca

Nota sobre o molho


Já testei com algumas outras marcas de molhos barbecue prontos, mas esse da Hunts é o que mais chegou perto do sabor que eu queria. Você pode tentar o mesmo procedimento que eu apresentar aqui com o molho de sua preferência para conseguir o sabor que desejar, mas adianto que, nas minhas tentativas, nenhum molho encontrado nos supermercados tradicionais/atuais aqui na região de Campinas em São Paulo consegui o mesmo resultado.

O Hunts eu encontro normalmente no Pão de Açúcar.

Sobre a Carne


Procure comprar carne fresca (isso vale para qualquer tipo de carne). Na hora de comprar, preste atenção ao odor da carne; se você cheirar a peça de perto e o odor for forte o suficiente pra dar aquela coceirinha no nariz, desconfie: a carne já não está tão fresca. Prefira não congelar antes do preparo para que os sabores sejam mais marcantes; carne fresca é sempre mais saborosa - eu já comentei que o que eu menciono neste parágrafo vale pra qualquer tipo de carne (frango, boi, porco, peixe...)?

As peças de costela suína são comumente vendidas em pedaços de aproximadamente 1,5Kg a 2,0Kg. Isso serve tranquilamente 3 a 4 pessoas, quando acompanhado de batata recheada ou espiga de milho cozido.

Escolha uma peça com pouca gordura. Gordura demais vai deixar o prato muito úmido, gordura de menos vai ficar seco demais. O ideal é ter aproximadamente de 15% a 20% de gordura, 15% a 20% de osso e 60% a 70% de carne. Se a peça que você encontrar tiver muita gordura, remova o excesso, se for muito magra, acrescente duas a três colheres de azeite na preparação antes de aplicar o sal.

Passo 1: Coloque a carne para marinar no vinagre de arroz.



Numa travessa grande, coloque a costelinha com a parte dos ossos virada para cima. Despeje uma quantidade generosa de vinagre (1 xícara de vinagre para cada 1,5Kg de costelinha) e deixe descansando por pelo menos 15 minutos.

Massagear a carne neste momento ajuda o processo.

Passo 2: Temperando


Abra uma folha grande de papel alumínio sobre a mesa com a parte mais brilhante para cima. Coloque a costelinha com os ossos virados para baixo bem no centro do papel alumínio.

Polvilhe sal, e pimenta do reino sobre a carne. Aproximadamente 4 pitadas de cada. Polvilhe cominho em pó em seguida, mesma quantidade.


Agora polvilhe uma camada generosa de páprica doce, o suficiente para criar uma camada uniforme quase cobrindo completamente a carne. Aqui está o segredo para aquele sabor defumado característico.


Despeje uma quantia generosa de molho barbecue pronto sobre a peça, e espalhe com o verso de uma colher. Não economize no molho, você não vai se arrepender!


Vire a carne mantendo-a no centro do papel alumínio e repita o procedimento.

Embrulhe a carne no papel alumínio, dobrando primeiro a parte das extremidades longas da carne. depois dobre a parte longitudinal e coloque numa assadeira com a parte dobrada do papel alumínio para baixo e conserve em geladeira (não congele para garantir mais sabor, acho que já falei sobre isso... hehehe) por pelo menos 12 horas, mas não deixe por mais de 48 horas.

Passo 3: Assando a carne


Preaqueça o forno a 180ºC por 10 minutos.

Coloque a assadeira com a carne no forno por 1:30 (uma hora e meia). Retire do forno e desembrulhe apenas o suficiente para expor a carne e deixe descansar por 30 minutos.

Coloque novamente no forno preaquecido a 180ºC por mais 30 a 40 minutos. O tempo deve ser o suficiente para secar um pouco a carne e tostar por fora. a dica é olhar o suco da carne que ficou ao redor da carne que saiu durante a primeira etapa. Assim que esse líquido secar, retire do forno, passe uma cabada fina de molho barbecue pronto e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Se tudo correu bem, você deve saborear uma Ribs muito parecida com a servida no Outback.

------

Testou essa receita?
Deixe seu comentário!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário